22 janeiro 2007

Estudantes em contato com a cultura local


Depois de um longo dia de trabalho, os integrantes do Projeto Rondon 2007 em Curionópolis (PA) aproveitaram a noite de domingo, 21 de janeiro, para ir a uma vaquejada na cidade. Tradicional no estado do Pará, a competição tem como meta alinhar o boi no local demarcado na arena por duas faixas, que estão a 10 metros uma da outra. Depois de levar o animal até o local, as duplas de vaqueiros tentam derrubá-lo.

Um dos organizadores da vaquejada na cidade, o fazendeiro Mario de Almeida explica que a intenção de realizar a competição é levar formas de lazer para a comunidade de Curionópolis. “É uma tradicao da nossa região e as pessoas se divertem muito”, garante Almeida.
Moradora de Curionópolis, a comerciante Irene Débora de Jesus, 38 anos, confirma que a vaquejada agrada aos moradores da região. “A gente gosta muito desse tipo de esporte. Ele já faz parte da cultura do município, que desenvolve a pecuária”, observa Débora.

Estudante do 9° semestre de Psicologia da Universidade Fumec, a rondonista Gisele Lidiane Silva (foto), 22 anos, divertiu-se muito na competição. Amante dos esportes que envolvem animais como cavalos e bois, ela pratica cavalgada duas vezes por ano no estado onde mora, em Minas Gerais. Mas a universitária nunca tinha assistido a uma vaquejada. “É um esporte muito interessante. Além disso, pude conhecer um pouco mais da cultura daqui”, diz Gisele.