20 janeiro 2007

Abertura da operação em Marabá


Os estudantes e professores que estão em Marabá (PA) tiveram uma oportunidade de conhecer melhor o Projeto Rondon e os seus resultados na manhã de sábado, 20 de janeiro. Eles participaram da Abertura da Operação dos trabalhos no Auditório Eduardo Bezzera da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá.

O coordenador geral do Projeto Rondon 2007 no Ministerio da Defesa, o general de Brigada Celso Krause, ficou responsável pela apresentação do histórico, das operações já realizadas e das diretrizes do projeto. Em 2007, ao todo, 945 rondonistas atuam em 63 municipios do Brasil (veja quadro), o que configura o maior número participantes desde o início do projeto.

PROJETO RONDON 2007
Regiao Número de rondonistas Número de municípios
Amazônia Oriental 353 22
Amazônia Ocidental 112 11
Bahia 320 20
Rio Grande do Sul 160 10
Total 945 63

“Priorizamos as áreas em que há mais exclusão social e buscamos garantir a continuidade das ações. Vamos trocar conhecimento respeitando as comunidades locais visitadas”, afirma Krause. O coordenador da equipe da UnB em Curionópolis (PA), o professor do Instituto de Geociências(IG) da instituição Detlef Walde, faz uma boa avaliação da estrutura oferecida pelo projeto em Marabá. “Foi tudo muito bem preparado e organizado para que nos acostumemos com essa nova realidade e possamos desenvolver os trabalhos com sucesso”, analisa o coordenador.