20 janeiro 2007

Formação cidadã na Amazônia Oriental


Exemplos de vida e cidadania, os integrantes do Projeto Rondon 2007 que estão em Marabá (PA) participaram na manhã de sábado, 20 de janeiro, da Formatura de Boas-Vindas do projeto. Realizada no pátio Marechal Castelo Branco do 52º Batalhão de Infantaria de Selva do município, ela visa a apresentar a Força Terrestre da Amazônia aos rondonistas.

Em cerimônia emocionante, a tropa desfilou e executou a Canção do Exército, por meio da qual demonstrou amor e dedicação à pátria. O comandante do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, o tenente coronel Paulo Cicero Jacinto de Menezes (foto), ressaltou a importância do engajamento dos universitários no Projeto Rondon. “A Amazônia tem a maior diversidade do planeta e um grande potencial de mineração e, por isso, é objeto de alto interesse mundial. Assim, precisa ser desenvolvida e integrada a outras regioes do Brasil”, afirmou.

O tenente do batalhão Luciano de Aquino Valente Junior, por sua vez, cultuou o espírito do soldado da Amazônia ao fazer a Oração do Guerreiro da Selva. A estudante do 6º semestre de Ciências Biológicas da UnB Leticia Martins dos Santos, 23 anos, ficou surpresa com a recepção da tropa. Isso porque ela sempre esteve acostumada com a idéia de distanciamento entre o exército e os universitários, por conta das lutas travadas no período militar brasileiro. “Eu nunca tinha entrado no quartel antes. Tenho a oportunidade de conhecer a rotina e a organização do batalhão”, observa Leticia.