22 janeiro 2007

Rondonistas planejam próximos dias de trabalho



As equipes de rondonistas da UnB e da Universidade Fumec do Projeto Rondon 2007 em Curionópolis (PA) aproveitaram o início da manhã de segunda, 22 de janeiro, para se reunir e planejar as atividades do dia. Ainda no período da manhã, o grupo da UnB conversará com o Secretario de Mineração e com o Secretario de Meio Ambiente do município. A intenção é conhecer as necessidades da cidade nessas duas áreas, estabelecer contatos e organizar a agenda de palestras e oficinas para os próximos dias. A equipe da Fumec, por sua vez, se reunirá com a Secretaria de Educação da cidade.

Os rondonistas estão alojados no posto da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do município. Ao todo, quatro professores e 12 alunos dividem o local. A limpeza da fundação e a alimentação dos grupos fica por conta da Prefeitura da cidade. Conhecido como o anjo das equipes, o capitão de Infantaria do 52° Batalhão de Infantaria de Selva de Marabá (PA) Ronny de Brito Barros é o responsável por apoiar a equipe na realização das atividades em Curionópolis.

Ele acompanha os estudantes e estabelece contatos entre eles e os agentes municipais do local, além de zelar pela segurança da equipe. Há 13 anos no exercito, Brito nunca tinha apoiado diretamente uma equipe de rondonistas. Para ele, essa é uma experiencia enriquecedora por conta do contato com os universitários de varias regiões. “São culturas diferentes. A rotina de trabalho também é bem diferente da que estou acostumado no Exército”, afirma o capitão.