22 janeiro 2007

Terra rica, população pobre


A manhã de segunda-feira, 22 de janeiro, foi produtiva para a equipe de rondonistas da UnB em Curionópolis (PA). Os professores e estudantes visitaram a Secretaria de Mineração, a Secretaria de Meio Ambiente e o Conselho Tutelar da cidade. Nos encontros, eles identificaram problemas que a população local enfrenta nessas áreas. Eles também propuseram temas de oficinas para discutir possíveis caminhos a serem seguidos pelos agentes municipais para desenvolver esses setores.

O Secretário de Mineração do município, José Manuel Airton Moura Silva, destacou que, embora a cidade de Curionópolis (PA) seja conhecida por conta dos garimpos, os produtores não têm licença para buscar ouro, além de muitos não conhecerem a regulamentação da garimpagem. “Nosso município tem muitas riquezas minerais, mas a comunidade é muito carente”, lamenta Silva.

Além disso, destaca ele, a própria secretaria não recebe dotação orçamentaria do estado para desenvolver o setor de garimpagem no município. Assim, quando precisa desempenhar tarefas como a vistoria de garimpos, solicita serviços e equipamentos da prefeitura. O Secretário de Meio Ambiente de Curionópolis, Otacílio Nonato da Silva, por sua vez, avalia que a maior necessidade dos habitantes de Curionópolis é a conscientização ambiental. “Também ainda não contamos com recursos próprios. Estamos engatinhado na questão de meio ambiente”, diz o secretario.