22 janeiro 2007

Equipes visitarão Serra Pelada


Conhecida mundialmente e responsável por movimentar a economia do estado do Pará e de toda a nação na década de 1980, o distrito de Serra pelada é o próximo local de visita dos rondonistas da UnB e da Fumec que estão em Curionópolis (PA). Eles partem para lá na manha de terça-feira, 23 de janeiro, para conhecer o garimpo e ministrar palestras em temas como Educação Inclusiva, Saúde Preventiva Ambiental e Cidadania para a comunidade.

O chefe de Limpeza Mauricio Braga de Souza (foto), 57 anos, foi uma das pessoas que vieram para o garimpo em busca de ouro. Natural de São Luiz (MA), ele deixou em sua terra natal mulher e três filhos em 1984. Tudo isso com o anseio de ficar rico. Mas, como milhares de garimpeiros, não conseguiu concretizar seu sonho. Hoje, em sua função na prefeitura, recebe salário de R$ 580.

Com esse dinheiro e o de outras atividades que exerce como autônomo, Souza sustenta sua mulher e seis filhos, família que constituiu aqui. "Eu não me arrependo de ter vindo. Apenas lamento o fato de ter andado por tantos lugares e só ter me fixado aqui. As pessoas dedicaram-se muito ao garimpo e ele fechou", lamenta o chefe de limpeza.

PERSISTENCIA - Diferentemente de Souza, muitos garimpeiros não arredam o pé de Serra Pelada até hoje. Mas agora a realidade é outra. Devido à exploração de ouro na superfície do garimpo, parte da terra transformou-se de morro em um enorme buraco. Além disso, os parâmetros de exploracão adotados são tecnicamente onerosos e viáveis apenas para grandes empresas.

O professor de Instituto de Geologia (IG) da UnB Detlef Walde, especialista em geologia ambiental e coordenador da equipe de rondonistas da UnB em Curionópolis, analisa que a exploracão da região não geraria mais retorno financeiro para os produtores. “A problemática é que velhos garimpeiros ficaram olhando para o lago e esperando que um dia ficassem ricos. Mas, hoje, eles teriam de investir muito tempo e dinheiro para explorar esses recursos e isso não compensaria”, avalia Walde.