23 janeiro 2007

Patriotismo aflorado


As dificuldades que o município de Curionópolis (PA) enfrenta em áreas como educação, saúde e infra-estrutura, entre outros setores, não apagam o sentimento de patriotismo de sua população. Ele está presente, principalmente, nos atos do prefeito da cidade, o major Sebastião Curió Rodrigues de Moura, que hasteia a bandeira do Brasil todas as manhãs na Prefeitura.

Às 8h de terça-feira, 23 de janeiro, as equipes de rondonistas da UnB e da Fumec em Curionópolis participaram da solenidade no local. Além dos professores e estudantes, estiveram presentes funcionários da Prefeitura e pessoas da comunidade. “Não levantamos a bandeira em função de estarmos vivendo no passado, mas como uma recordação patriota. É como uma oração para tornarmos o nosso patriotismo mais forte”, explica o vice-prefeito Antônio César Nunes de Lima, que dirigiu a cerimônia, já que o major Curió está em período de férias.

O maratonista Ireno Moraes da Silva, 36 anos, acompanha a cerimônia todos os dias. Morador de Curionópolis desde 1981, quando veio do Maranhão em busca do ouro, ele afirma amar a cidade por conta de ela ser um lugar hospitaleiro. “As dificuldades não tiram o nosso amor pelo município. É muito importante vir aqui todos os dias porque esse é um ato público muito cívico e patriota”, diz Silva.

Agora, os rondonistas partem para Serra Pelada, distrito de Curionópolis. Eles ficarão lá até a quinta-feira, 25 de janeiro. No local, conhecerão a história dos primeiros garimpeiros da região e ministrarão palestras para a comunidade.