27 janeiro 2007

Cooperativas em prol do desenvolvimento regional

Uma das principais atividades econômicas do município de Curionópolis (PA) é a pecuária. Estima-se que sejam criadas cerca de 300 mil cabeças de gado nas fazendas da região. O potencial do setor, no entanto, não é totalmente aproveitado porque faltam cooperativas para produzir e transportar laticínios, entre outras ações. Assim, produtos como queijo e iogurte são, muitas vezes, comprados de outras cidades. O assunto foi tratado na palestra Cooperativismo, organizada pelos rondonistas da UnB em Curionópolis na manhã de sábado, 27 de janeiro, no Teatro Municipal.

Ao todo, 14 pessoas da comunidade participaram do encontro e expuseram idéias para desenvolver a cidade. “Se produzidos dentro do próprio município, os laticínios poderiam ser mais uma fonte de geração de emprego para a comunidade, além de uma forma de economizar na compra de alimentos de outras regiões”, afirma a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curionópolis, Neusa Andrade de Araújo, 52 anos.

Ela aponta ainda que outros potenciais da população, como nas áreas de artesanato e bordado, podem ser desenvolvidos por meio de cooperativas para melhorar a qualidade de vida da região. O rondonista Lucas Silveira Antonietto, 22 anos, estudante do 15º semestre de Biologia da UnB, sugere ainda que os transportadores autônomos da cidade atuem, também por meio de cooperativas, junto aos fazendeiros para que a produção possa ser escoada de forma mais econômica. Também ministraram a palestra os rondonistas Francisco Márcio Amado e Letícia Martins dos Santos, estudantes do 6º semestre de Pedagogia e do 6º semestre de Biologia da UnB, respectivamente.