25 janeiro 2007

Uma aula sobre o Exército Brasileiro


Um grupo de cerca de 55 alunos da Escolinha de Futebol de Carajás de Serra Pelada assistiu a uma aula sobre o Exército Brasileiro na manhã de quinta-feita, 25 de janeiro. O capitão de Infantaria do 52° Batalhão de Infantaria de Selva de Marabá (PA) Ronny de Brito Barros, conhecido como o anjo da equipe de rondonistas, falou a respeito das formas de ingressar na corporação, da presença das tropas no Brasil e na Amazônia e sobre a importância dos soltados para a pátria, entre outros temas.

No início da palestra, apenas três meninos do grupo diziam querer ingressar no Exército. No final, a reação foi diferente: o número triplicou. O estudante Jamilson Alves da Silva Cantanhedie, 15 anos, é um dos que deseja entrar para as tropas. Morador de Serra Pelada há pouco mais de dois anos, ele vive com a mãe e quatro irmãos e pretende, assim que completar 18 anos, se alistar. "Gostei muito da palestra, porque não temos esse tipo de atividade aqui", conta Cantanhedie.

O professor da escolinha de futebol, João Batista Silva Costa, considera a palestra importante para a formação dos alunos. A idéia do grupo, explica ele, é preparar os meninos não só para os esportes, mas também oferecer-lhes uma formação cidadã. "Seria muito bom se tivesse uma atividade como essa, pelo menos, uma vez por mês. Muitos desses jovens tinham preconceito em relação ao Exército. Pensavam que era humilhante. Agora, sabem que é uma atividade de amor à pátria", diz Costa.