23 janeiro 2007

Educação afetivo-sexual em Serra Pelada

Os rondonistas em Curionópolis (PA) não tiveram descanso depois de chegar a Serra Pelada. Eles almoçaram na Casa do Professor, local onde realizarão as atividades no distrito, e logo deram início a uma oficina sobre educação afetivo-sexual nas escolas. Ao todo, estiveram presentes cerca de 55 pessoas.

Os professores, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde, entre outros profissionais, expuseram os problemas que enfrentam em relação à educação afetivo-sexual nas salas de aula e na comunidade e discutiram possíveis soluções para eles. Hoje, o distrito de Serra Pelada tem uma escola de ensino infantil e quatro de ensino fundamental, que são sustentadas pelo município.

O ensino médio, por sua vez, é uma parceria entre Curionópolis e o estado do Pará. Nele, os alunos estudam cinco módulos por ano e, em três anos, concluem o curso. Os professores, que vêm de outros municípios, recebem alojamento e alimentação da Prefeitura e são pagos pelo estado.

Ao mesmo tempo em que os estudantes ministravam a oficina sobre educação afetivo-sexual, parte do egrupo de rondonistas da UnB caminhou pelo distrito para convidar a comunidade para as próximas atividades. Ainda na noite de terça-feira, 23 de janeiro, a professora do Instituto de Artes (IdA) da UnB Maria Luiza Fragoso, subccordenadora da equipe de rondonistas da instituição em Curionópolis, realizará uma oficina de arte com na Casa do Professor.