25 janeiro 2007

Rondonistas partem de Serra Pelada

Os rondonistas da UnB e da Fumec retornaram para o centro de Curionópolis (PA) na tarde de quinta-feira, 25 de janeiro. Antes da saída, eles aproveitaram para conhecer um pouco mais o distrito de Serra Pelada, além do balneário e da cachoeira da região. Para a estudante do 11° semestre de Geologia da UnB Fabiana de Souza Pereira (foto), 22 anos, a experiência de três dias na serra foi diferente de tudo o que ela já viveu.

“Vemos nos olhos das pessoas que elas são muito sofridas, mas, ao mesmo tempo, muito receptivas. Aprendi que a geologia não deve se preocupar apenas com a retirada de minério, mas com as conseqüências desse tipo de atividade para a população que vive nas proximidades”, afirma Fabiana.

Agora, os rondonistas se preparam para os próximos nove dias de atividades em Curionópolis. A agenda da sexta-feira, 26 de janeiro, já está organizada. No período da tarde, os estudantes da UnB ministrarão as palestras acolhedoras para os gestores. Às 18h, está marcada uma oficina sobre os problemas ambientais da cidade. Todas as atividades serão realizadas no Teatro Municipal de Curionópolis.