29 janeiro 2007

Incentivo aos artistas locais


Músicos, dançarinos, piadistas, fotógrafos e desenhistas. Os artistas de Curionópolis (PA) expuseram seu talento na tarde de domingo, 28 de janeiro. Eles participaram da oficina Encontro com artistas, organizada pelos rondonistas da UnB no Teatro Municipal da cidade. Com a idéia de incentivar a expressão cultural local e planejar a feira Construindo Nossas Vidas (veja abaixo), o encontro reuniu 17 pessoas da comunidade.

A professora do Instituto de Artes (IdA) da UnB Maria Luiza Fragoso, subcoordenadora da equipe de rondonistas da universidade em Curionópolis, sugeriu que os artistas do município se reunissem em cooperativas para desenvolver seus trabalhos. “Em grandes cidades, temos cooperativas de áreas como música e artes plásticas. Aqui, vocês também podem organizar uma de arte e cultura”, afirmou a professora.

Para o vocalista da banda Os Alterados do Forró, Robson Carlos Araújo, 20 anos, é fundamental o incentivo à expressão artística local por meio de cooperativas. “Embora nossa cidade não tenha muito recurso destinado a essa atividade, podemos nos reunir e melhorar, inclusive, o turismo da região. Além disso, a arte incentiva crianças a saírem das ruas e das drogas”, observa Araújo.

FEIRA CONSTRUINDO NOSSAS VIDAS
Os rondonistas da UnB em Curionópolis organizarção a feira Construindo Nossas Vidas na quinta-feira, 1 de janeiro, na escola Almir Gabriel, no horário de 11h às 18h. O encontro promoverá expressões culturais e ações globais de saúde, educação e lazer no município, além de confraternizar a comunidade com a equipe do Projeto Rondon. As atividades enfocarão a cidadania, a saúde ambiental e a inclusão social, entre outros temas.