03 fevereiro 2007

Avaliação do Rondon 2007 na Amazônia Oriental

As equipes que atuaram na região da Amazônia Oriental no Projeto Rondon 2007 reuniram-se na tarde de sábado, 3 de fevereiro, no auditório Eduardo Bezerra da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (PA) para avaliar as atividades desenvolvidas durante o projeto. Em encontro emocionante, os rondonistas falaram sobre os trabalhos que realizaram nos municípios beneficiados na região, sobre o contato com as comunidades locais e sobre a recepção por parte dos agentes municipais.

Foram duas semanas cansativas para os dois professores e seis estudantes da UnB que trabalharam em Curionópolis. Nesse período, eles organizaram oficinas, palestras e encontros com os gestores da cidade, entre outras atividades. Para os rondonistas, a realização pessoal, o crescimento pessoal e a certeza de que contribuiram para o desenvolvimento do município compensa todo o esforço.

“Fiquei muito satisfeito. O grupo superou todas as dificuldades que surgiram no caminho e fez um excelente trabalho. Nós também tivemos muito apoio da prefeitura e da comunidade”, avalia o coordenador da equipe, o professor do Instituto de Geociências (IG) da UnB Detlef Walde.
“Fui rondonista na década de 1980 e tenho a experiência gostosa do que é participar do projeto. Aqui, conseguimos desenvolver todos os temas propostos durante os dois meses de preparação que antecederam a viagem”, comemora a subcoordenadora da equipe, a professora do Instituto de Artes (IdA) da UnB Maria Luiza Fragoso.

Para o estudante do 6° semestre de Pedagogia da UnB Francisco Márcio Amado, 28 anos, o Projeto Rondon 2007 foi uma experiência enriquecedora. “Gostei da condução dos trabalhos desde o processo de seleção. Foi uma realidade totalmente diferente e uma atuação muito frutífera. Fiquei feliz em saber que pude instigar as pessoas a quererem mudar a realidade em que vivem”, analisa o rondonista.

Na manhã de domingo, 4 de janeiro, a equipe de rondonistas da UnB que atuou em Curionópolis no Rondon 2007 (PA) retorna para Brasília.