30 janeiro 2007

Rondonistas visitarão Serra dos Carajás

Uma das maiores províncias minerais do mundo, a região de Carajás, localizada no município de Parauapebas (PA), foi descoberta em 1967. O complexo montanhoso que registra grandes reservas de ferro também contém depósitos de manganês e cobre, entre outros minérios. É para lá que os rondonistas da UnB que atuam em Curionópolis (PA) partem na manhã de quarta-feira, 31 de janeiro. Eles conhecerão as instalações da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), a mina de Minério de Ferro, o Núcleo Urbano e o Parque Zoobotânico do local.

De acordo com o coordenador da equipe de rondonistas da UnB, o professor do Instituto de Geociências (IG) da universidade Detlef Walde, a intenção da visita é conversar com os representantes da CVRD a respeito dos programas e projetos dela para o município de Curionópolis. Walde explica que a companhia já tem o Projeto Serra Leste, um programa de mineração que será instalado na cidade nos próximos anos.

Por meio desse projeto, a CVRD investirá na infra-estrutura e na criação de um programa agrícola em Curionópolis, entre outras áreas. “Traremos as informações para discuti-las com os gestores do município e analisar as novas tendências de mineração no local", diz o coordenador.

COMPANHIA VALE DO RIO DOCE
A CVRD está instalada na região dos Carajás desde 1968 e explora os imensos depósitos de minérios de ferro do local. Ela é responsável, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por 1,2 milhão de hectares de florestas. Mas dos 412 mil hectares relativos a área do Projeto Ferro Carajás, apenas 1,6% são ocupados com as minas, com as instalações de beneficiamento de minério e o Núcleo Urbano.

Esse núcleo, por sua vez, foi instalado pela CVRD em 1986 para apoiar as operações de mineração iniciadas na região. Ele ocupa uma área de 308 hectares e possui todas as condições de conforto e segurança para acolher uma população de até 7.000 habitantes, entre empregados da Vale, de empresas contratadas e seus familiares, em 1.320 residências.