18 janeiro 2007

UnB leva maior número de equipes

A Universidade de Brasília (UnB) é a instituição de ensino superior com maior atuação nacional no Projeto Rondon 2007. A instituição envia cinco equipes num total de 41 participantes. Os cinco municípios são: Fonte Boa (AM), São Pedro da Água Branca (MA), Camamu (BA), Taperoá (BA) e Curionópolis (PA). Com isso, a universidade terá presença em três das quatro regiões atendidas pelo projeto (Amazônia Oriental, Amazônia Ocidental, Nordeste e Rio Grande do Sul).

A UnB Agência – agência de notícias da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da UnB – acompanhará diariamente a equipe da instituição que trabalhará no Projeto Rondon 2007 na cidade de Curionópolis, no Pará. A cobertura jornalística será publicada em blog no Portal UnB (http://www.unb.br.

Ao todo, seis alunos e dois professores da instituição desenvolverão ações nesse município entre os dias 18 de janeiro e 5 de fevereiro. “A expectativa é de que passemos informações importantes para a população. Será uma troca de experiência entre a equipe da UnB, que conhecerá uma nova realidade, e a comunidade de Curionópolis. Esperamos que a população aceite nossas propostas e, com isso, possa gerar desenvolvimento na cidade”, afirma o professor Detlef Wadle, coordenador do Projeto Rondon na UnB e chefe do Departamento de Geologia Geral e Aplicada.

UnB NO RONDON 2007
Equipe 1 – Fonte Boa (AM). Saída: 12 de janeiro
Equipe 2 – Curionópolis (PA). Saída: 19 de janeiro
Equipe 3 - São Pedro da Água Branca (MA). Saída: 19 de janeiro
Equipe 4 - Camamu (BA). Saída: 21 de janeiro
Equipe 5 - Taperoá (BA). Saída: 21 de janeiro

A programação é composta por Palestras Acolhedoras (PA), Oficinas de Capacitação (OFCAP) e uma Feira de Campanhas (FC), cujo nome é Construindo Nossas Vidas. As PAs envolverão seis temas e serão apresentadas em espaços de coordenação de serviços, como de Saúde, Educação, Administração Pública, Administração Privada e Comunidade Civil. Nesses encontros, além de conversar sobre as dificuldades enfrentadas na execução do projeto, a equipe convidará agentes civis e públicos para participar das OFCAPs e reconhecerá a demanda temática da população local.

TEMAS DAS PALESTRAS ACOLHEDORAS
Cidadania
Educação Inclusiva
Educação Ambiental
Educação Artística e Esportiva
Saúde Preventiva a Doenças Sexualmente Transmissíveis e Dependências de Drogas
Saúde Preventiva Ambiental

MULTIPLICADORES - As OFCAPs, por sua vez, serão realizadas entre o 8º e o 13º dia da viagem e têm como finalidade a capacitação de agentes municipais (educacionais, saúde e administrativos) e da sociedade civil para que eles possam desenvolver atividades mesmo após a saída do Projeto Rondon do município. Isso configuraria, então, a formação de agentes multiplicadores, por meio de atividades teóricas e práticas. Já a Feira de Campanhas Construindo Nossas Vidas promoverá expressões culturais e ações globais de saúde, educação e lazer no município, além de confraternizar a comunidade com a equipe do Projeto Rondon.
As atividades enfocarão a cidadania, a saúde ambiental e a inclusão social, entre outros temas. De acordo com a subcoordenadora da equipe que viajará para Curionópolis, a professora do Instituto de Artes (IdA) da UnB Maria Luiza Fragoso, os primeiros dias serão dedicados a conhecer a cidade e estabelecer contato com a comunidade. Nesse período, os moradores serão convidados a participar das oficinas que serão realizadas na região.

PARTICIPAÇÃO ATIVA - Para ela, a aproximação da universidade com a comunidade de Curionópolis é uma resposta ao investimento que a sociedade faz na formação de profissionais, já que a UnB é uma instituição pública. “Espero que consigamos desenvolver todo o projeto, que os estudantes aprendam bastante e que possam oferecer uma relevante contribuição à comunidade, que precisa de alternativas para a auto-sustentabilidade”, afirma a professora. Rondonista da equipe de Curionópolis, a estudante do 6º semestre de Biologia da UnB Letícia Martins dos Santos, 23 anos, também tem boas expectativas em relação ao projeto. Como é da área de Biologia, ela ficará responsável pela palestra sobre Saúde Ambiental e auxiliará na realização das atividades na temática de educação ambiental. Letícia também já está com o cartão de vacinação em dia: ela já foi imunizada contra Febre Amarela, Tétano e Hepatite B. “A nossa idéia e de que a comunidade participe ativamente da programação do projeto. Nós queremos não só transmitir as informações, mas ter a certeza que os agentes multiplicadores colocarão cada uma em prática”, diz a rondonista.