O Eldorado brasileiro
A Serra Pelada foi o sonho do Eldorado para milhares de garimpeiros na década de 1980, quando foi encontrado ouro na região. Existem duas versões para a descoberta de ouro no distrito de
Curionópolis (PA). A primeira é de que garimpeiros subiram o Rio Vermelho e seus afluentes até atingir a fazenda Três Barras, onde encontraram ouro nas aluviões de um córrego que denominaram de Grota Rica. A segunda atribui a descoberta a um técnico que realizava trabalhos de topografia para um fazendeiro da região.
A notícia espalhou-se por todo o país e pessoas das mais diferentes profissões deslocaram-se para a serra e iniciaram o trabalho de garimpagem. A estimativa é de que a população garimpeira do local tenha chegado a 30 mil pessoas em março de 1890, por conta da descoberta de enormes pepitas de ouro no então denominado Morro da Babilônia. O destaque foi para a maior pepita de ouro em exposição no mundo, com peso de 62,1 quilos e que pode ser vista no Museu de Valores do Banco Central. No fim do ano de 1981, mais de 10 toneladas haviam sido retiradas do garimpo.
(*) Fonte: página eletrônica do Banco Central
http://www.bcb.gov.br/htms/museu-espacos/pepitas/HistoriaSPelada.asp?idpai=