27 janeiro 2007

Impactos ambientais em Curionópolis

Lixo espalhado nas ruas e esgoto à céu aberto. Com exceção do centro da cidade, essa é uma cena comum em Curionópolis (PA). A falta de consciência ambiental por parte dos moradores e de planejamento de um sistema de saneamento básico por parte do governo local expõe a comunidade local a graves riscos de saúde. Entre eles, a probabilidade de contaminação com doenças como cólera, diarréia e hantavirose. Pensando nisso, os rondonistas da UnB em Curionópolis realizaram a oficina Impactos Ambientais da Cidade na tarde de sábado, 27 de janeiro, no Teatro Municipal.

A estudante do 11° semestre de Geologia da UnB Fabiana de Souza Pereira aponta que um dos problemas do município é o grande risco de formação de erosões. Isso porque, diz ela, o fato de as estradas não serem asfaltadas facilita o transporte de sedimentos por meio da água. “Com o tempo, isso pode fazer grandes buracos no solo, que acumulam lixo e dificultam a passagem de carros e pessoas. Por isso, a Prefeitura deve ter a preocupação de planejar um sistema de escoamento de água”, afirma a rondonista.

Mas a o governo local já tem planos para diminuir os impactos ambientais na cidade. O Projeto Jacarezinho, elaborado pela União de Estudantes de Curionópolis (Unesp), visa a construir uma área de lazer, um balneário, uma quadra de esporte, uma pista de dança e um restaurante na orla do córrego Jacarezinho, cuja extensão é de cerca de 1,5 mil metros. Além disso, a intenção é recuperar toda a área por meio da plantação de açaí.

“O córrego é muito poluído com esgoto e, para piorar, as criaças ainda costumam tomar banho nele. Com o projeto, vamos recuperá-lo, criar uma área de lazer, melhorar o setor de turismo e gerar renda por meio da venda de açaí”, acredita o chefe do Departamento de Lazer da Prefeitura, João Batista de Sousa (foto). O projeto, orçado em R$ 680 mil, no entanto, ainda não pode ser implementado por falta de recursos por parte da Prefeitura.

Deficiências na área de saúde de Curionópolis

A falta de saneamento básico é um dos principais problemas de Curionópolis (PA). De acordo com a Secretaria de Saúde do município, quase 100% da água consumida na região vem de poços. Mas isso não seria tão prejudicial se toda a instalão sanitária do município não fosse em sistema de fossa. “A água dos poços acaba contaminada por conta dessa situação. Notificamos, inclusive, muitos casos de diarréia aguda”, afirma a Secretária de Saúde, Socorro de Maria Carvalho. O assunto foi tratado na oficina de Saneamento Ambiental, organizada pelos rondonistas da UnB em Curionópolis (PA) na tarde de sábado, 27 de janeiro, no Teatro Municipal.

“O saneamento básico é importante tanto para o lado turístico como para o econômico, já que, com ele, o governo não tem de gastar tanto com o tratamento de doenças”, afirma a estudante do 6º semestre de Biologia da UnB Letícia Martins do Santos. O chefe de Limpeza da Prefeitura, Maurício Braga de Souza, confirma a deficiência na área de saúde da região. De acordo com ele, a coleta de lixo na cidade é feita por meio de três tratores com carreta. Assim, cada rua da cidade é atendida apenas uma vez por semana.

Além disso, Curionópolis tem só 27 conteiners. Desses, 15 estão danificados, o que dificulta ainda mais o trabalho de limpeza da equipe da Prefeitura. “Também falta conscientização ambiental. É comum ver as pessoas jogando lixo nas ruas por aqui”, diz Souza. Morador de Curionópolis há cinco anos, o pastor evangélico Nehemias Gonçalves Esteves, 37 anos, lamenta a falta de saneamento básico. Ele também aponta o desemprego como um grande desafio a ser enfrentado. “O fato de bebermos água de poço e não termos sistema de esgoto traz grandes riscos à saúde. Esses problemas e a falta de emprego fazem com que as família busquem, inclusive, outras cidades para morar”, observa o pastor.

Almoço com a coordenação do Rondon 2007

A equipe de coordenação do Projeto Rondon 2007 na região da Amazônia Oriental almoçou com o grupo de rondonistas da UnB em Curionópolis (PA) no sábado, 27 de janeiro, no próprio alojamento dos estudantes no município. A visita visou a observar o andamento dos trabalhos das instituições de ensino superior (IES) e oferecer o apoio necessário nas atividades.

De acordo com o coronel Paulo César Fonseca, Curionópolis foi o 10º município (veja abaixo) visitado pela equipe de coordenação no Ministério da Defesa na Amazônia Oriental. Fonseca elogiou o desempenho dos professores e estudantes no projeto. “Todas as equipes têm um desempenho muito bom junto à comunidade, que também está muito receptiva. Notamos também muito entusiasmo por parte dos rondonistas”, avaliou o coronel.

MUNICÍPIOS VISITADOS PELO MINISTÉRIO DA DEFESA
1 - São Pedro da Água Branca (MA);
2 - Marabá (PA);
3 - Abel Figueiredo (PA);
4 - Bom Jesus do Tocantins (PA);
5 - Buriti do Tocantins (TO);
6 - Sampaio (TO);
7 - Canaã dos Carajás (PA);
8 - Curionópolis (PA);
9 - Esperantina (TO);
10 - São Sebastião do Tocantins (TO).

Prefeito visita rondonistas da UnB em Curionópolis


O prefeito de Curionópolis (PA), Sebastião Curió Rodrigues de Moura, visitou o alojamento da equipe de rondonistas da UnB na tarde de sábado, 27 de janeiro. Ele conheceu a programação das atividades do Projeto Rondon 2007 no município e convidou os professores e estudantes a participar do hasteamento da bandeira do Brasil na prefeitura durante os próximos seis dias em que estarão na cidade.

Na opinião do prefeito, a presença dos rondonistas tem importante impacto no desenvolvimento econômico local. Isso porque, diz ele, Curionópolis nasceu de forma desordenada na época da descoberta do ouro na região. Assim, não havia planejamento, indústria, iluminação, banco telefonia celular nem escolas. Hoje, grande parte desses problemas já foi resolvido.

O prefeito avalia, no entanto, que o principal problema enfrentado pela comunidade ainda é o desemprego. Por isso, o município busca gerar fontes de renda por meio de ações como o incentivo à transferência de unidades empresariais para local. “Ter emprego significa ter comida na mesa, que é o desejo da população. A presença dos rondonistas contribui para isso ao trazer conhecimentos importantes para para que a população saiba como se desenvolver economicamente”, elogia Sebastião Curió, fundador do município de Curionópolis.

Cooperativas em prol do desenvolvimento regional

Uma das principais atividades econômicas do município de Curionópolis (PA) é a pecuária. Estima-se que sejam criadas cerca de 300 mil cabeças de gado nas fazendas da região. O potencial do setor, no entanto, não é totalmente aproveitado porque faltam cooperativas para produzir e transportar laticínios, entre outras ações. Assim, produtos como queijo e iogurte são, muitas vezes, comprados de outras cidades. O assunto foi tratado na palestra Cooperativismo, organizada pelos rondonistas da UnB em Curionópolis na manhã de sábado, 27 de janeiro, no Teatro Municipal.

Ao todo, 14 pessoas da comunidade participaram do encontro e expuseram idéias para desenvolver a cidade. “Se produzidos dentro do próprio município, os laticínios poderiam ser mais uma fonte de geração de emprego para a comunidade, além de uma forma de economizar na compra de alimentos de outras regiões”, afirma a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curionópolis, Neusa Andrade de Araújo, 52 anos.

Ela aponta ainda que outros potenciais da população, como nas áreas de artesanato e bordado, podem ser desenvolvidos por meio de cooperativas para melhorar a qualidade de vida da região. O rondonista Lucas Silveira Antonietto, 22 anos, estudante do 15º semestre de Biologia da UnB, sugere ainda que os transportadores autônomos da cidade atuem, também por meio de cooperativas, junto aos fazendeiros para que a produção possa ser escoada de forma mais econômica. Também ministraram a palestra os rondonistas Francisco Márcio Amado e Letícia Martins dos Santos, estudantes do 6º semestre de Pedagogia e do 6º semestre de Biologia da UnB, respectivamente.