28 janeiro 2007

Arte em prol da qualidade de vida

A professora do Instituto de Artes (IdA) da UnB Maria Luiza Fragoso, subcoordenadora da equipe de rondonistas da UnB em Curionópolis (PA), aposta que uma postura mais criativa por parte dos gestores da cidade melhoraria a qualidade de vida da população. Isso porque, diz ela, uma atitude inovadora questionaria as atividades que já estão em andamento e proporia novas idéias. “É fundamental que o governo valorize os artistas locais porque eles trabalham para dar prazer aos outros. O ser humano não vive sem prazer. Uma comunidade que não tem artista fica triste, sem esperança”, afirma a professora.

Ela falou sobre o assunto na oficina A arte de gerenciar com arte, realizada na manhã de domingo, 28 de janeiro, no Teatro Municipal de Curionópolis. Maria Luiza aponta ainda que o estímulo a atividade artística é importante para gerar uma identidade cultural na região. De acordo com o chefe do Departamento de Cultura do município, Juvenal Costa Silva, a prefeitura já investe na valorização das manifestações culturais locais. “Sempre priorizamos as bandas da cidade em encontros tradicionais como gincanas, corridas e aniversário da cidade”, garante ele.

O município, no entanto, ainda não tem uma Secretaria de Cultura. Segundo Silva, o órgão já faz parte do Plano Diretor de Curionópolis. Mas, para ele ser implementado, é necessário que a cidade tenha mais de 20 mil habitantes. Hoje, a população ainda é de 17.863 pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).