21 janeiro 2007

Rondonistas identificam demandas da comunidade

O clima era de muita expectativa e receptividade. A equipe de professores e estudantes da UnB no Projeto Rondon 2007 em Curionópolis (PA) aproveitou a tarde de domingo, 21 de janeiro, para conversar com agentes civis e municipais da cidade, no Teatro Municipal. A intenção era identificar as demandas da população nas áreas de saúde e educação. Ao todo, estiveram presentes cerca de 20 pessoas da comunidade local.

Eram diretores de escolas de ensino infantil e fundamental, funcionários da prefeitura e lideres comunitários interessados em buscar formas de desenvolver o município social e economicamente. Durante a reunião, os rondonistas da UnB trabalharam em parceria com a equipe de dois professores e seis alunos da Universidade Fumec, que também desenvolverão atividades no município, mas, diferentemente da UnB, atuarão diretamente com a comunidade.

A comunidade de Curionópolis expôs problemas, características da região e diferenças estruturais entre a situação de ensino na sede do município e nos demais bairros. De acordo com a subcoordenadora da equipe da UnB, Maria Luiza Fragoso, questões como evasão escolar, educação sexual e afetiva, exploracão sexual de menores serão pontos de ação dos rondonistas.
“Observamos muito interesse e disposição da parte deles. Estudaremos a forma como esses problemas afetam a comunidade e buscaremos, a partir dos recursos que eles têm, sugerir solucoes”, diz a subcoordenadora.

Já nas áreas de saúde e vigilância sanitária foram identificados pontos como a falta de saneamento básico e de educação ambiental. Segundo a Secretaria de Saúde do município, Socorro de Maria Carvalho Ribeiro, o fato de não haver esgoto encanado aumenta os riscos de contaminação de água para consumo humano, já que, em Curionópolis, ela é retirada de poços. “Precisamos buscar soluções para esses problemas e conscientizar mais a população a respeito de temas de saúde”, revela Socorro.

Conheça o município de Curionópolis

O município de Curionópolis, no estado do Pará, originou-se de um aglomerado de pessoas que, no final da década de 1970, se deslocou para o KM-30 da rodovia PA-275. Essa população, oriunda principalmente do Maranhão, do Ceará e da Bahia, trabalhava na pavimentação da rodovia PA-150, na construção da estrada de ferro Carajás e nos garimpos. Em 1983, durante o apogeu de Serra Pelada, como o garimpo ficou conhecido, foram extraídas 14 toneladas de ouro, incluindo pepitas que variavam de 19 a 63,5 quilos.

Em 10 de maio de 1988, por meio da Lei Estadual n.º 5.444, Curionópolis passou a ser considerado um município. Ele foi batizado com esse nome em homenagem ao militar e ex-deputado federal Sebastião Rodrigues de Moura, o Major Curió, que foi para a região a mando do governo federal e tornou-se líder dos garimpeiros. Hoje, ele é o prefeito da cidade.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2002, Curionópolis, localizado a 615 quilômetros da capital, tem hoje 17.863 habitantes. Em uma área de 2.261,10 Km², essa população conta quatro postos de saúde, um centro de saúde, um pronto-socorro, um ambulatório, uma unidade mista, um hospital com maternidade, uma clínica odontológica e três consultórios médicos.

(*) Fonte: Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins
http://www.amat.org.br/municipios/mun_curio.html

Recepção em Curionópolis

As duas equipes de rondonistas que desembarcaram em Curionópolis (PA) na manhã de domingo, 21 de janeiro, foram recebidas pelo vice-prefeito do município, Antônio César Nunes de Lima, no Teatro Municipal da cidade. No encontro, estiveram presentes representantes de áreas como saúde, educação e finanças, entre outros setores.

Os primeiros dias de atividades serão dedicados a conhecer as necessidades da população de Curionópolis. “Foram dois meses de preparação. Agora, as duas equipes podem começar a trabalhar juntas. Uma com os gestores e outra com a comunidade”, diz a subcoordenadora da equipe da UnB, Maria Luiza Fragoso.

“Queremos participar ativamente de tudo o que vai acontecer aqui. Buscaremos conhecer a demanda da comunidade para atuarmos, principalmente, nas áreas de cidadania e bem-estar”, afirma a coordenadora da equipe de rondonistas da Fumec, Amália Verônica Mendes da Silva.

Rondonistas chegam a Curionópolis

Depois de quase duas horas de viagem, as equipes de rondonistas da UnB e da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Universidade Fumec) de Belo Horizonte (MG) chegaram a Curionópolis (PA), por volta das 10h30 de domingo, 21 de janeiro. As duas instituições atuarão no município, de forma integrada, durante os próximos 14 dias.

A UnB lidará diretamente com os gestores em temas como Saúde e Educação Ambiental. A Fumec, por sua vez, trabalhará com os temas de Cidadania (tópicos como direitos e deveres e acesso a justiça) e Bem-estar (tópicos como gravidez na adolescência, terceira idade e prostituição infantil).

Beleza natural da Amazônia


Cenas raras pelas ruas de Brasília, as de animais como onças pintadas, cutias, serpentes, macacos e araras são comuns na Amazônia Oriental. Facilmente encontradas em Marabá (PA), elas atraíram a atencao dos rondonistas nos primeiros dias de viagem.

Observada pelos estudantes, uma onça pintada, por exemplo, foi encontrada em um município vizinho e agora está sob os cuidados do 52º Batalhão de Infantaria de Marabá.

Aqui, inclusive, os rondonistas já aprenderam a saudação das tropas: Selva! “É uma expressão para reverenciarmos nossa região e valorizarmos nossos soldados, que conhecem bem a floresta”, explica o tenente de Artilharia do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva de Marabá Fernando Roberto Fernandes.

Rondonistas partem para Curionópolis



São 5h40 da manhã de domingo, 21 de janeiro, e os rondonistas que estão em Marabá (PA) já se preparam para partir para as cidades onde atuarão nos próximos 14 dias. O olhar dos dois professores e seis estudantes da UnB que desenvolverão o Projeto Rondon 2007 em Curionópolis (PA) revela muita expectativa. Afinal, são dezenas de agentes municipais e civis que esperam pelos rondonistas que vieram de Brasília.

Os universitários capacitarão a comunidade do município para que ela seja multiplicadora em áreas como Cidadania, Educação Inclusiva e Saúde Preventiva. “Os municípios escolhidos pelo Projeto Rondon têm comunidades carentes. Curionópolis foi formado há apenas 18 anos e é um caso especial. Muitas pessoas ainda buscam soluções econômicas porque o garimpo, que era a fonte de recursos da região, foi fechado”, explica o coordenador da equipe da UnB em Curionópolis, Detlef Walde.

O estudante do 8º semestre de Psicologia da UnB Eduardo Guimarães Amorim, 23 anos, não consegue esconder a ansiedade. Mesmo um pouco tenso, ele garante que pretende dar o melhor de si durante o desenvolvimento das atividades. “É a primeira vez que saio da universidade para participar de um projeto como esse. Será uma experiência enriquecedora”, aposta o rondonista.

Agora, a equipe coordenada pelo professor Detlef Walde segue diretamente para a Prefeitura de Curionópolis, onde, às 10h, estabelecerá o primeiro contato com a comunidade local.