29 janeiro 2007

Relações de gênero: representações

Os rondonistas da UnB em Curionópolis (PA) tiveram uma tarde descontraída na segunda-feira, 29 de janeiro. O estudante do 8° semestre de Psicologia da UnB Eduardo Guimarães Amorim, 23 anos, ministrou a oficina Refletindo a família e contou com o maior público já presente nas atividades dos rondonistas no centro do município. Ao todo, 32 pessoas participaram das dinâmicas e expuseram sua visão a respeito do modelo das famílias contemporâneas.

Criatividade foi o que não faltou. Os participantes expressaram-se por meio de desenhos e representações teatrais. Eles falaram a respeito de religião, liberdade, relacionamento entre pais e filhos e entre cônjuges. Mas o assunto mais polêmico foi o dos papeis representados pelo marido e pela mulher dentro de casa.

Para a conselheira tutelar Francisca Zacarias Reis, 23 anos, a discussão sobre os papeis que os cônjuges representam é fundamental na comunidade de Curionópolis. Isso porque, diz ela, o trabalho do Conselho Tutelar da cidade envolve também a responsabilidade da mulher no contexto familiar, já que, atualmente, além de trabalhar, a maioria continua responsável por todas as atividades domésticas. “Muitos homens ainda vêem como obrigação apenas colocar dinheiro dentro de casa. A mulher ainda tem de administrar tudo e, se houver algum problema com os filhos, ela fica como culpada”, diz Francisca.

Prefeito parabeniza rondonistas


O prefeito de Curionópolis (PA), Sebastião Curió Rodrigues de Moura, aproveitou o primeiro dia de trabalho depois de seu período de férias para dar as boas-vindas aos rondonistas da UnB e da Fumec. Durante o hasteamento da bandeira do Brasil na Prefeitura, na manhã de segunda-feira, 29 de janeiro, ele parabenizou os professores e estudantes pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade.

“Essa é uma iniciativa de profundo impacto social. É uma importante troca de saberes. De um lado, os estudantes trazem conhecimento para a população. De outro, entram em contato com uma nova realidade e absorvem os problemas da região”, avaliou o prefeito.

Ele mesmo já acompanhou uma equipe de rondonistas no município de Altamira (PA), na década de 1970, quando era major ligado ao Conselho de Segurança Nacional da Presidência da República. Na época, disse ele, as ações eram diferentes, mas a intenção era a mesma de hoje. “Eram atividades como assistência médica e odontológica, que também visavam ao intercâmbio de conhecimento”, lembra-se o prefeito.

Incentivo aos artistas locais


Músicos, dançarinos, piadistas, fotógrafos e desenhistas. Os artistas de Curionópolis (PA) expuseram seu talento na tarde de domingo, 28 de janeiro. Eles participaram da oficina Encontro com artistas, organizada pelos rondonistas da UnB no Teatro Municipal da cidade. Com a idéia de incentivar a expressão cultural local e planejar a feira Construindo Nossas Vidas (veja abaixo), o encontro reuniu 17 pessoas da comunidade.

A professora do Instituto de Artes (IdA) da UnB Maria Luiza Fragoso, subcoordenadora da equipe de rondonistas da universidade em Curionópolis, sugeriu que os artistas do município se reunissem em cooperativas para desenvolver seus trabalhos. “Em grandes cidades, temos cooperativas de áreas como música e artes plásticas. Aqui, vocês também podem organizar uma de arte e cultura”, afirmou a professora.

Para o vocalista da banda Os Alterados do Forró, Robson Carlos Araújo, 20 anos, é fundamental o incentivo à expressão artística local por meio de cooperativas. “Embora nossa cidade não tenha muito recurso destinado a essa atividade, podemos nos reunir e melhorar, inclusive, o turismo da região. Além disso, a arte incentiva crianças a saírem das ruas e das drogas”, observa Araújo.

FEIRA CONSTRUINDO NOSSAS VIDAS
Os rondonistas da UnB em Curionópolis organizarção a feira Construindo Nossas Vidas na quinta-feira, 1 de janeiro, na escola Almir Gabriel, no horário de 11h às 18h. O encontro promoverá expressões culturais e ações globais de saúde, educação e lazer no município, além de confraternizar a comunidade com a equipe do Projeto Rondon. As atividades enfocarão a cidadania, a saúde ambiental e a inclusão social, entre outros temas.